Você já ouviu falar Planejamento Previdenciário? Sabia que você pode se aposentar tanto no Brasil quanto no estrangeiro? Sabia que o planejamento previdenciário para brasileiro que mora no exterior é a melhor opção para tirar o máximo proveito da sua futura aposentadoria no Brasil?
Pois é, o planejamento previdenciário para brasileiro que mora no exterior pode realmente se tornar o melhor investimento da vida!
Mas por quê? Porque se você não planejar sua aposentadoria, talvez você nunca consiga se aposentar. Ou então, você pode ter a maior dor de cabeça para se aposentar em razão de pendências que para se resolver podem demorar anos. Ou também porque você pode receber um benefício no valor mínimo ou até inferior ao salário mínimo, em se tratando de brasileiro no exterior, enquanto poderia ter se programado para receber um valor bem mais atrativo.
Enfim, o planejamento previdenciário possibilita ter uma velhice mais tranquila. Pois, com o planejamento, você pode ter mais dinheiro no bolso, e com mais dinheiro, você pode ter mais qualidade de vida.
Pode ser que agora isso não faça muito sentido para você, porque ainda falta muito tempo para chegar a idade de se aposentar, ou talvez não. Mas se você optou por morar no Exterior, é porque procura por qualidade de vida e por mais oportunidades do que tinha no Brasil.
QUANDO É RECOMENDADO O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO DE BRASILEIRO NO EXTERIOR?
O planejamento previdenciário tem algumas finalidades, dentre elas a concessão do melhor benefício junto ao INSS no menor tempo possível.
Muitos brasileiros que moram no exterior não imaginam que podem se aposentar no Brasil, mesmo aqueles que pensam em retornar um dia.
Essa equívoco ocorre porque o brasileiro que mora no Exterior não costuma contribuir para a previdência do Brasil, e por isso, pensam que não tem direito aos benefícios previdenciários.
Mas não é bem assim! Se você trabalhou alguns anos no Brasil e depois se mudou para o Exterior, você pode ter direito a aposentadoria brasileira e outros benefícios previdenciários. Desde que você contribua para a previdência estrangeira e o país onde você reside possua acordo internacional assinado com o Brasil.
Sugiro a você que procure se informar se o país onde você mora possui acordo previdenciário com o Brasil.
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO DE BRASILEIRO NO EXTERIOR – PAÍS COM ACORDO COM O BRASIL
Então, se o país onde mora possui acordo com o Brasil, o planejamento previdenciário de brasileiro que mora no exterior é ideal para programar a futura aposentadoria brasileira e aumentar o valor desse benefício.
Pois o tempo trabalhado no exterior não influenciará no valor da aposentadoria, por isso você precisa saber o que fazer para se aposentar ganhando mais.
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO DE BRASILEIRO NO EXTERIOR – PAÍS SEM ACORDO COM O BRASIL
Contudo, se o país onde você mora não possui acordo com o Brasil, o planejamento previdenciário é ideal para você saber como poderá se aposentar por aqui.
De antemão, posso te adiantar que você deve contribuir para o INSS como segurado facultativo.
Assim, o planejamento previdenciário é recomendado a todos os brasileiros residentes no exterior, independente se o país de residência possua acordo assinado com o Brasil.
O principal requisito para se fazer o planejamento previdenciário é o desejo de ter uma velhice com mais recursos financeiros no menor esforço possível.
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO DE BRASILEIRO NO EXTERIOR – RECAPITULANDO
Primeiramente será necessário verificar se o país onde você mora e trabalhar mantém acordo previdenciário com o Brasil.
Caso haja acordo, você poderá somar o tempo trabalhado nos dois países e obter duas aposentadorias. O Brasil permite ainda a soma do tempo trabalhado em um terceiro país.
No entanto, se você trabalha em país que não celebrou acordo previdenciário com o Brasil, ainda assim, poderá se aposentar nos dois países, mas desde que contribua para o INSS como segurado facultativo.
COMO FUNCIONA O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO DE BRASILEIRO NO EXTERIOR E NO BRASIL
Em linhas gerais, é importante saber que o planejamento previdenciário apresentará um estudo de toda a situação contributiva do segurado.
Nesse sentido, vamos citar algumas informações que o planejamento previdenciário oferece:
- apresenta o tempo de contribuição que o segurado possui;
- traz uma simulação de quanto tempo falta para o segurado se aposentar;
- revela a previsão do valor da futura aposentadoria;
- avalia a situação do segurado diante de todas as regras de aposentadoria existentes, atualmente existem 6 regras;
- verifica a possibilidade de conversão de tempo especial em tempo geral, para reduzir o tempo de contribuição para o INSS;
- verifica se cabe averbação de tempo de trabalho;
- identifica possíveis pendências no CNIS do segurado;
- apresenta irregularidades que podem prejudicar a aposentadoria;
- sugere meios de aumentar o valor da futura aposentadoria;
- oferece sugestões de estratégias para atender o interesse segurado, entre outras informações.
Com o planejamento previdenciário, o segurado recebe em mãos o mapa com o caminho certo a ser percorrido para extrair o máximo proveito do que a legislação previdenciária brasileira lhe permite auferir.
Então, observe que com o planejamento previdenciário você poderá evitar problemas futuros, além de poder alcançar duas aposentadorias.
CONCLUSÃO
O planejamento previdenciário é altamente recomendado a todos os brasileiros. A vantagem que o brasileiro que mora no exterior tem em relação ao brasileiro residente no Brasil é que ele pode ter até 02 aposentadorias: uma no Brasil e outra no exterior.
Com informações que o Planejamento Previdenciário oferece, o segurado estará alerta para tomar as providências necessárias para ter uma renda mais confortável na velhice.
Uma vez que o segurado tem ciência do valor da sua futura aposentadoria, e o que deve fazer para melhorar esse benefício, ele terá tempo para se programar com outros investimentos para reforçar sua renda, como, por exemplo, aumentar o valor de sua contribuição mensal, acertar as pendências necessárias junto ao INSS, contratar uma previdência privada, investir em um fundo de ações, empreender e novas fontes de renda, etc.
Enfim, fique atento ao seu direito e entre em contato com profissional capacitado para lhe ajudar nessa situação. Isto é, contrate um advogado especializado em direito previdenciário. Afinal de contas, estamos falando do seu futuro!
SAIBA MAIS
Veja o que o INSS fala sobre o segurado facultativo no link a seguir: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/noticias/previdencia/servicos/contribuicao-inscricao-como-facultativo-garante-direito-a-beneficios-da-previdencia
Saiba o que acontece para quem contribui indevidamente ou acima do valor devido no link a seguir: https://janainezanotti.com.br/restituicao-da-contribuicao-previdenciaria-paga-indevidamente-ou-acima-do-teto/
Conheça sobre o planejamento previdenciário para o segurado facultativo no link a seguir:https://janainezanotti.com.br/planejamento-previdenciario-do-segurado-facultativo/
Aproveite e deixe seu comentário a respeito deste artigo.